segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Comunidade Ximboré



Na década de 1970, começou a surgir esta comunidade que fica localizada no bairro de Areias.
Logo que surgiu a comunidade ximboré seus primeiros moradores passaram por lutas e dificuldades, construíram suas moradias de plástico, maderitos.
Em busca da posse da terra, e com ajuda do centro de apoio da lavadeira, fizeram caminhadas, assistiram reuniões, foram ao palácio da justiça e até hoje, nada foi resolvido. Anos foram se passando, as casas hoje são de alvenaria e o número de moradores foi aumentando. Contamos com aproximadamente 667 moradores e 91casas. Com uma única rua que não é asfaltada cheias de buracos.
A Igreja
A igreja e a educação cristã na comunidade com crianças, adolescentes, jovens e adultos e PROATI: (programa de apoio a terceira idade)
Foi fundada em 1980 na gestão do pastor José Leôncio da Silva e vários ministros de Deus que têm ministrado os ensinamentos da palavra de Deus.
Há 27 anos atrás a construção dessa igreja era de maderito. Passou por algumas reformas e hoje é um lindo templo de alvenaria. O qual foi reinaugurado na gestão do pr. Ailton José Alves, o coodernador da área 08, Pr Josué Berto ,o Pb JOSÉ PAULO e o diácono: JAIME QUITINO.
A Associação
Logo a frente do templo fica a associação dos moradores que foi fundada em 1983 na gestão de Carlos Alberto. Hoje temos como presidente a dona Claudicéia Campos Siqueira, a qual, Coordena a escola comunitária Galileu Galilei com 100 alunos funcionando em dois turnos com duas professoras: Maria Isabel e Edvânia Maria.
Temos ainda um grupo de danças com adolescentes e alguns eventos infantis como: formatura do abc, dia das crianças, vivenciando a cultura e outros.
Esses trabalhos eram mantidos na comunidade com muitas dificuldades. Faltou recursos, apoio e investimento social. A pesar das dificuldades este trabalho funcionou até julho de 2007. A coodernadora falou que foi por falta de interesse político pela comunidade.

Um comentário:

  1. Olá comunidade de Ximboré e Chico Mendes. Quanto tempo! Nós da Escola Itinerante de Informática estamos com saudade.

    ResponderExcluir